sábado, 7 de março de 2009


Com quase 300 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, estudos e cerâmicas, esta mostra retrospectiva celebra o centenário de nascimento de Fulvio Pennacchi. Nela, será possível ao público entrar em contato com a produção multifacetada desse artista que soube como poucos demonstrar em seu trabalho o desejo de integração entre seu passado europeu e seu presente brasileiro. Curadoria de Tadeu Chiarelli.

Nascido em Lucca, Itália, em 1905, e emigrado para o Brasil no final dos anos 20, Pennacchi teve toda sua obra estruturada e desenvolvida no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Se o artista trouxe de seu país uma formação pautada na erudição da arte aliada à valorização do fazer, foi no Brasil onde ele exercitou essa bagagem, mesclando-a à sua vivência local, atento aos estímulos do novo ambiente. Conhecido por sua participação como pintor no Grupo Santa Helena, ativo em São Paulo em meados dos anos 30, o artista também atuou como arquiteto, produtor de afrescos, ilustrador e ceramista, além de ter desenhado móveis para espaços públicos e privados, assim como objetos de decoração.

Abertura dia 13 de maio, sábado, das 11 às 14h.
Em cartaz até 25 de junho de 2006.


Patrocínio: Pirelli, Bradesco Seguros e Previdência e Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.
Apoio
: Instituto Italiano de Cultura de SP.


Fulvio Pennacchi – 100 Anos

A experiência artística de Fulvio Pennacchi no Brasil resgata como poucas os processos de adequação problemática de um artista que, a partir de uma aprendizagem erudita e dentro dos padrões consagrados pela tradição de seu país de origem, vê-se imerso, de repente, não apenas em um novo país, numa outra cultura, mas, igualmente, num momento em que aos poucos vão chegando novas concepções artísticas e estéticas – muitas excludentes entre si – sobre as quais ele, obrigatoriamente, vê-se levado a enfrentar e a interagir.

Ao ter que optar por abrir-se para o Brasil e para a arte do século XX, por formação e por temperamento, viu-se predisposto a escolher a tentativa que vários de seus colegas italianos estavam operando, no sentido de transformar em opção inovadora – e também reguladora do aparente caos da arte dos anos anteriores à Primeira Grande Guerra –, o renascer dos valores da pintura italiana dos séculos XIV e XV. Naquele instante, essa opção foi entendida por muitos como inovadora, no sentido em que o muito antigo pode reaparecer como o inusitado, dentro de um novo contexto.

Inserido nessa primeira opção, aos poucos o artista viu-se tentado a fazer conciliar com ela um naturalismo comedido, nem muito conservador, nem tão inovador como, aliás, todos os seus companheiros do Grupo Santa Helena, entre os anos de 1930 e a década seguinte.

Com a chegada das abstrações no Brasil, Pennacchi, ao contrário de alguns de seus colegas, optou por reivindicar mais uma vez o muito antigo, para preservar seus valores. Não foi aceito como antes porque o momento de recuperação dos valores da tradição do Renascimento havia passado, já não podendo corresponder às demandas novas do mundo e do mundo da arte.

Como o diálogo entre o meio artístico foi se tornando cada vez mais difícil e como sua vida privada apresentava-lhe outras alternativas, Pennacchi recolheu-se, fortalecendo ainda mais suas crenças nos valores educativos da arte e na valorização de seus aspectos puramente artesanais.

Finalizado o ciclo de cem anos do seu nascimento e de quase quinze anos de sua morte, sua obra, um legado às novas gerações, pulsa ainda à espera de novas análises que ajudarão a compreendê-la não apenas dentro do contexto mais restrito da arte do país, mas, igualmente, no cenário da história brasileira recente, cenário este que muitos imigrantes, como Pennacchi, ajudaram a construir.

Tadeu Chiarelli , curador
in Sobre a experiência brasileira de
Fulvio Pennacchi , texto do catálogo da exposição.



Sobre a exposição

A mostra “ Fulvio Pennacchi 100 anos ” dá prosseguimento à celebração do I Centenário da Pinacoteca do Estado, e apresenta uma visão geral e crítica da obra do artista. A exposição abrange desde os primeiros desenhos e pinturas de sua experiência italiana, até os painéis e cerâmicas que fecham sua contribuição para a arte brasileira do século XX.

Entre esses dois extremos, o visitante poderá contemplar desde seus projetos publicitários, até sua aderência a temas de cunho religioso, que Pennacchi produzirá em alternância com composições onde os prazeres simples da vida camponesa são reverenciados: o trabalho, a amizade, a família. As pinturas, projetos e cerâmicas de Pennacchi reunidas na Pinacoteca, redimensionam a obra desse artista cuja vida está definitivamente ligada a São Paulo e a milhares de compatriotas seus que ajudaram no crescimento da cidade.

Na exposição será também exibido “Fulvio Pennacchi, uma poética da paixão”, documentário com duração de 30 minutos e produzido especialmente para a mostra. O vídeo apresenta passagens significativas da vida e da obra de Pennacchi, desde sua chegada ao Brasil até sua morte em 1992. A Igreja de Nossa Senhora da Paz, no Glicério, e a casa do Jardim Europa, ambos em São Paulo, são alguns dos locais destacados onde podem ser vistos trabalhos do artista. Participam do documentário, com depoimentos, a viúva do artista, Filomena Matarazzo, os pesquisadores Giovanna e Valério Pennacchi, respectivamente filha e sobrinho do artista, e o curador Tadeu Chiarelli. Roteiro e direção de Diógenes Moura e Guilherme Marback.





Pinacoteca do Estado
Pça da Luz, 2 – fone 11 3229.9844
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.
R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados


Imprensa: msono@pinacoteca.org.br (Marcio Junji Sono)


Nenhum comentário: